Que tal começar a semana com dados fresquinhos sobre prevenção do câncer? Conhecimento pra dar aquela força e tirar as metas saudáveis das ideias - e colocar em prática.
Estilo de vida não saudável causa mais de 100 mil casos e 60 mil mortes por câncer todo ano no Brasil. Foi o que apontou uma pesquisa realizada pela Faculdade de Medicina da USP (FMUSP) e a Harvard University. Segundo o estudo, estima-se que, por ano, 114 mil casos de câncer (27% do total) e 63 mil mortes pela doença (34% do total) no Brasil poderiam ser evitados com a redução de cinco fatores de risco relacionados ao estilo de vida: tabagismo, consumo de álcool, excesso de peso, alimentação não saudável e falta de atividade física. O assunto é tema de artigo publicado na revista Cancer Epidemiology em fevereiro de 2019."
Matéria completa no site da USP, confira!
18 de março às 11:32Ver no facebook



https://www.inca.gov.br/eventos/iv-simposio-de-lancamento-do-cadernos-de-psicologia
16 de março às 17:14Ver no facebook



Um remédio prescrito contra o colesterol - mas que também pode ter ação contra a caquexia - síndrome que leva a perda de peso extremo, inclusive de massa muscular, e que está associada a alguns tipos de câncer.
Esse é um dos resultados de um estudo pré-clínico (ou seja, realizado com animais), liderado por cientistas da Universidade de Mogi das Cruzes e integrado por pesquisadores de diferentes instituições, e que acaba de ser publicado na Scientic Reports.
O objetivo dos pesquisadores é entender detalhadamente - em nível molecular! - o processo de desenvolvimento da caquexia, e propôr intervenções e tratamentos.
13 de março às 12:14Ver no facebook



Você sabia que esta nossa página é ligada ao Programa de Oncobiologia da UFRJ? E um dos eixos de ação do nosso programa é.... a divulgação da ciência! Ao longo dos anos de existência do programa, vários estudos já foram realizados sobre a divulgação da ciência e o câncer.
Se você também se interessa pelo tema e mora no Rio de Janeiro, não perca essa dica. Segunda-feira acontece o simpósio "A ciência da divulgação científica: a construção de um campo acadêmico", na Tenda da Ciência, em Manguinhos, na Fiocruz. Inscrições gratuitas e feitas na hora, gostou? Então compartilha!
8 de março às 8:00Ver no facebook



Um dos prazeres do carnaval é... poder festejar em blocos, caminhando por grandes ruas e avenidas, que na rotina da cidade, são limitadas ao tráfego de carros e ônibus.
Muitas pessoas já sabem que a poluição está relacionada aos diferentes tipos de câncer da via respiratória (pulmão, cavidade oral, laringe, faringe e esôfago), os cientistas investigam abordagens, detalhes, e nuances de como se dá o impacto do trânsito na saúde das pessoas.
Um artigo recém publicado por pesquisadores da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) mostra que residir em áreas com alta densidade de tráfego tem ligação direta com internação por câncer do aparelho respiratório no Município de São Paulo.
Veja mais na matéria - e bom carnaval!
4 de março às 8:00Ver no facebook



A última edição da Revista Brasileira de Cancerologia é especialmente dedicada ao câncer pediátrico. São mais de 20 trabalhos partir de diferentes abordagens multidisciplinares e clínicas resultantes de experiências individuais de diversas regiões do Brasil. Entre os temas abordados estão a importância da contação de histórias e dos brinquedos para as crianças em tratamento, a relação com a escola, entre outros temas, o perfil clínico-epidemiológico de crianças e adolescentes com câncer, entre outros temas.
Para acessar clique no site:
https://rbc.inca.gov.br/revista/index.php/revista/issue/view/90
1 de março às 8:00Ver no facebook



Já viu o novo vídeo produzido pelo INCA - Instituto Nacional de Câncer sobre prevenção do câncer? É uma vídeo animação, com linguagem bem simples, que dá dicas de alimentação saudável e atividade física, dicas produzidas a partir de milhares de pesquisas científicas, que comprovam cada uma das recomendações.
Gostou? Compartilhe!
25 de fevereiro às 11:03Ver no facebook



A gente já contou de pesquisas que investigam possíveis terapias para o câncer a partir de venenos de animais... e agora, ouro!
Pesquisadores da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) lideraram um estudo, recém-publicado na New Journal of Chemistry, mostrando a associação de nanopartículas de ouro a um agente antitumoral e anticancerígeno - as quinoxalinas.
Veja a matéria completa no site da Nossa Ciência
22 de fevereiro às 8:00Ver no facebook



Um grupo de pesquisa que reúne pesquisadores da Universidade Federal Fluminense e do Instituto Nacional de Câncer estuda a ação de um biomarcador do câncer de próstata chamado PCA3 (Prostate Cancer Antigen 3 Gene, em inglês). Os biomarcadores são moléculas produzidas especificamente por células do câncer, e que, quando são identificadas no sangue ou em algum tecido, denunciam a presença do tumor.
Além de indicar a presença ou não do câncer de próstata, essa produção característica do PCA3 pode auxiliar que os cientistas criem novas abordagens para as terapias, que ataquem somente as células do câncer de próstata. Essa é uma das linhas de pesquisa do Grupo de Biomarcadores Moleculares em Câncer, coordenado pela pesquisadora e professora Etel Gimba.
A matéria completa está no nosso site: http://oncobiologia.bioqmed.ufrj.br/noticias_onconews_detalhes.asp?ID=901
20 de fevereiro às 8:00Ver no facebook



Pesquisadores de quatro Universidades nos Estados Unidos publicaram um artigo em que confirmam a relação entre o glifosato - substância química presente em centenas de agrotóxicos - e cânceres do tipo "linfoma não Hodgkin". O estudo faz uma meta análise de pesquisas recentes, incluindo pesquisas de 2018 - o que quer dizer que, com técnicas de estatística, integra e pondera resultados obtidos por diferentes grupos de cientistas que realizaram pesquisas sobre o glifosato e linfoma não Hodgkin.
O resultado dessa análise de estudos mostra que as pessoas que tem contato direto com o glifosato tem a probabilidade 41% maior de ter linfomas não Hodgkin.
O artigo original, que foi publicado na revista "Reviews in Mutation Research" está no seguinte link: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S1383574218300887
18 de fevereiro às 11:13Ver no facebook



Ver mais no Facebook