O artigo de capa da última edição da Science fala sobre novos avanços no campo da bioinformática associada aos estudos genéticos sobre o câncer. Os pesquisadores analisaram 410 mostras de DNA de 23 diferentes tipos de câncer, um manancial de dados que pode servir como um recurso para a comunidade de cientistas que pesquisa o câncer - e contribuir para a criação de novos exames de identificação precoce e tratamentos, por exemplo.
14 de novembro às 6:30Ver no facebook



Câncer de próstata: prevenir e diagnosticar!

O Novembro Azul é um movimento mundial criado para reforçar a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata. No Brasil é o segundo tipo de câncer mais comum entre os homens.
A Fundação do Câncer e nós também reforçamos a importância do cuidado do público masculino com a saúde.
#NovembroAzul
#MenosPreconceito
#eumeimporto
12 de novembro às 15:00Ver no facebook



"Quais os desafios do novo governo para assegurar que o país continue a produzir ciência?
Para ser desenvolvido e justo socialmente, o Brasil precisa ter um projeto de ciência e inovação com pujante financiamento, tanto por parte do governo quanto do setor privado. Um dos problemas é a assimetria do financiamento nos níveis nacional e estadual. A comunidade científica tem consciência de que ajustes fiscais são cruciais, mas essas medidas só terão pleno êxito, se incluírem uma âncora no desenvolvimento tecnológico e na inovação."
Esse é um trechinho da entrevista do professor Jérson Lima Silva, integrante do Programa de Oncobiologia da UFRJ, para o jornal "O Globo". Na matéria, ele fala sobre os resultados do "Projeto de Ciência para o Brasil" uma iniciativa da Academia Brasileira de Ciências (ABC) que mobilizou durante dois anos mais de 180 especialistas na elaboração de propostas para o fortalecimento de setores estratégicos para o desenvolvimento do país.
A publicação completa do "Projeto de Ciência para o Brasil" está disponível no link: http://www.abc.org.br/wp-content/uploads/2018/05/Projeto-de-Ciencia-para-o-Brasil.pdf
7 de novembro às 7:00Ver no facebook



Novidade boa chegando, o Núcleo de Divulgação do Programa de Oncobiologia da UFRJ tem a honra de lançar o vídeo “O amor em tempos de HPV” em versão audiodescrita, para que pessoas com deficiência visual possam conhecer e assisti-lo.
E fique ligado, esse é só o primeiro lançamento em audiodescrição - de muitos outros que virão!
A videoanimação, de cerca quatro minutos, já foi assistida por mais de 60 mil pessoas no Youtube, e tem o objetivo de informar sobre a importância do uso da camisinha como forma de prevenir o vírus HPV (Papilomavírus humano), um dos fatores associados aos cânceres de boca, pulmão, colo do útero e cânceres anovaginais (de vulva, vagina, ânus e pênis).
6 de novembro às 17:00Ver no facebook



Um dos maiores financiadores de pesquisas sobre o câncer no mundo, o Câncer Research UK anunciou este mês uma política contra assédio e bullying. As medidas podem chegar a interrupção de doações e bolsas e podem ser aplicadas aos bolsistas, laboratórios, pesquisadores parceiros, membros do conselho e palestrantes financiados com recursos do instituto.
"Queremos que nossos pesquisadores sintam-se apoiados em realizar seu potencial em ambientes de pesquisa positivos e, mais importante, que se sintam capazes de falar se um comportamento é inadequado. Somente tratando uns aos outros com dignidade e respeito podemos oferecer pesquisas da mais alta qualidade” afirmou Ilain Foulkes, um dos coordenadores de pesquisa e inovação do Câncer Research UK.
2 de novembro às 7:00Ver no facebook



E nos Estados Unidos, a justiça confirmou a condenação da Monsanto - comprada recentemente pela Bayer - em uma ação movida pelo jardineiro Dewayne Johnson, que acusa o herbicida Round Up, composto pela substância glifosato, como causa do câncer linfático terminal.
2 de novembro às 7:00Ver no facebook



Dica boa pra quem mora no Rio de Janeiro: a exposição Saudável Mente ficará no Museu da Vida até o fim de novembro. Fruto de uma parceria entre o Programa de Oncobiologia da UFRJ, a Fundação do Câncer e o Museu Ciência e Vida, da Fundação Cecierj, do Estado do Rio, a exposição tem o objetivo de desmistificar o câncer e ressaltar a importância dos fatores de risco na prevenção da doença.
Para fechar o Outubro Rosa, o Museu da Vida/Fiocruz promoveu uma visita especial à exposição: cerca de 60 mulheres que tiveram câncer de mama estiveram ontem na exposição.
31 de outubro às 18:00Ver no facebook



Câncer de mama: como prevenir
Hoje é o último dia do Outubro Rosa - mas todo o dia é dia de cuidar da saúde. Cerca de 30% dos casos de câncer de mama podem ser prevenidos - e medidas simples fazem a diferença!
#OutubroRosa
31 de outubro às 6:30Ver no facebook



Você sabia que, apesar de raro, os homens também podem desenvolver câncer de mama?
E existem vários tipos de câncer de mama - com diferentes características, que influenciam o quadro de saúde da mulher - ou do homem! - e as formas de tratamento.
Quer saber mais sobre cada um desses tipos? Então confira o nosso infográfico e compartilhe!
#outubrorosa
30 de outubro às 6:30Ver no facebook



Você sabia que o sedentarismo é um dos fatores de risco associados ao câncer de mama?
Saiba como prevenir e identificar o câncer de mama, e compartilhe com as amigas!
#outubrorosa
29 de outubro às 16:00Ver no facebook



Ver mais no Facebook