Rotulagem de alimentos no Brasil
Terminará no próximo dia 24/07, a consulta pública sobre rotulagem no Brasil.
A hora é esta! Acesse o link e participe da pesquisa que dura 2 minutos.
https://pesquisa.anvisa.gov.br/index.php/981335
19 de julho às 20:19Ver no facebook



Novos biomarcadores para o câncer de pulmão
Teste detecta cinco proteínas específicas encontradas antes da formação de tumores.
Enquanto o teste fez previsão de 63% de futuros pacientes com câncer, a tomografia conseguiu prever o câncer em 42% dos pacientes.
Leia a reportagem completa em https://glo.bo/2uDdK9k
17 de julho às 20:14Ver no facebook



O extrato do chá verde revela-se um novo aliado no combate ao câncer de mama, conforme observaram as pesquisadoras de Nutrição da UERJ Ronimara Santos e Danielly Ferraz, vinculadas ao programa de Oncobiologia da UFRJ, a partir de estudo in vitro. Confira no vídeo! Ainda não leu a matéria com mais detalhes sobre o assunto? Saiba mais: http://oncobiologia.bioqmed.ufrj.br/noticias_onconews_detalhes.asp?ID=869
15 de julho às 20:30Ver no facebook



A pesquisadora do Instituto Sírio-Libanês de Ensino e Pesquisa comenta que a presença de células geneticamente distintas em um mesmo tumor de reto pode fazer com que um paciente não responda à terapia padrão.
Confira a matéria completa para saber mais: http://oncobiologia.bioqmed.ufrj.br/noticias_onconews_detalhes.asp?ID=871
12 de julho às 20:30Ver no facebook



Avaliar a capacidade das células tumorais de produzir o hormônio melatonina pode se tornar uma estratégia inovadora de medir o grau de malignidade em alguns tipos de câncer, entre eles tumores do sistema nervoso central, pulmão, intestino, pâncreas e bexiga.
Em estudos conduzidos no Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo (IB-USP), o grupo coordenado pela professora Regina Pekelmann Markus mostrou que, nesses casos, o nível de expressão dos genes codificadores das enzimas que sintetizam e degradam melatonina permite predizer que tumores menos agressivos produzem maior quantidade desse hormônio.
Confira na matéria da Agência FAPESP!
10 de julho às 20:30Ver no facebook



Potencial cancerígeno, desregulação dos hormônios, ativação de mutações e danos ao aparelho reprodutor são problemas provocados por nove agrotóxicos atualmente proibidos pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). No entanto, um projeto de lei que tramita no Congresso só veta agrotóxico se risco for 'inaceitável'. Saiba mais:
8 de julho às 19:30Ver no facebook



Cientistas criam ovário artificial que pode acabar com a infertilidade após a quimioterapia
Os novos resultados foram apresentado por Susanne Pors, nesta segunda-feira, em um encontro anual da Sociedade Europeia para Reprodução Humana e Embriologia, em Barcelona.
Para ler a reportagem completa, publicada pelo Jornal O Globo, acesse o link https://glo.bo/2zaMRiy
6 de julho às 18:06Ver no facebook



O pesquisador do Programa de Oncobiologia da UFRJ Jerson Lima Silva comenta sobre seu estudo recém-publicado, em que descobriu uma relação inédita entre a p53, uma proteína supressora de tumores, e o resveratrol, substância presente nas uvas.
Leia a matéria completa: http://oncobiologia.bioqmed.ufrj.br/noticias_onconews_detalhes.asp?ID=872
5 de julho às 19:30Ver no facebook



O estudo do pesquisador Jerson Lima Silva, do Programa de Oncobiologia da UFRJ, publicado há poucos dias na revista científica Oncotarget sobre o efeito de resveratrol - um componente do vinho - no câncer de mama, foi divulgado pela rede de TV americana ABC News.
Para ver a reportagem completa, o link é http://abc7news.com/3697605/
4 de julho às 11:32Ver no facebook



Uma nova pesquisa publicada na revista "Nature Communications" abre novos caminhos para impedir que o câncer se espalhe para outras áreas do organismo. Em estratégia inédita, cientistas "congelaram" a célula cancerígena para que ela não se movimentasse. Confira na reportagem do G1.
3 de julho às 20:30Ver no facebook



Ver mais no Facebook