Uma grande pesquisa está em curso, nos EUA, sobre a suscetibilidade genética para o câncer de ovário. O bioquímico Alvaro Monteiro, integrante do grupo de pesquisadores da Moffit Center, foi o palestrante da última edição do Seminários do Programa de Oncobiologia da UFRJ e contou sobre a investigação que associa estudo epidemiológico e análise genética.
“Muitas doenças têm um componente genético. No caso de cânceres com difícil detecção – como o de ovário - é ainda mais importante identificar as pessoas que têm predisposição genética, para que possam fazer exames mais precisos e com idade menos avançada, e conseguir identificar a doença em estágios iniciais”, afirma Alvaro.
24 de setembro às 20:00Ver no facebook



Excelente reportagem de capa da revista Pesquisa Fapesp sobre a proposta de mudança na regulação de agrotóxicos no Brasil. O repórter Yuri Vasconcelos ouviu os diferentes lados desta disputa - e traz dados interessantes sobre o uso de agrotóxicos nas lavouras brasileiras.
"Se, por um lado, o uso de pesticidas aumenta a eficiência do campo, conferindo ao Brasil a liderança na produção de importantes culturas agrícolas, por outro gera preocupação pelos prejuízos que podem causar ao ambiente, em função dos riscos de contaminação do solo e de mananciais, e à saúde da população, notadamente a dos trabalhadores que lidam com essas substâncias e a de comunidades rurais situadas próximas às plantações.
21 de setembro às 8:00Ver no facebook



A professora Patrícia Zancan, coordenadora do grupo do Laboratório de Oncobiologia Molecular do Programa de Oncobiologia da UFRJ, fala sobre o resultado de uma pesquisa que mostra que a aspirina perturba a proliferação celular do câncer, agindo em uma das suas fontes de sobrevivência: o estresse de retículo endoplasmático.
Os pesquisadores esperam que o estudo contribua para a regulação da aspirina como medicamento auxiliar no tratamento do câncer. "A substância sozinha, provavelmente, não vai ter o efeito de curar as pessoas com câncer, mas pode auxiliar na terapia e melhorar a qualidade de vida dos pacientes, já que age especificamente nas células tumorais, podendo ter efeito sinérgico com outros medicamentos", afirma Patrícia.
Para ler a matéria completa, acesse o link no nosso site: http://oncobiologia.bioqmed.ufrj.br/noticias_onconews_detalhes.asp?ID=883
19 de setembro às 20:00Ver no facebook



Prevenção é cura!
"Estes novos números enfatizam que ainda há muito a ser feito para tratar o aumento alarmante do fardo do câncer globalmente e que a prevenção tem um papel central a desempenhar", disse o diretor do IARC, Christopher Wild, em comunicado que acompanhou o relatório da Agência Internacional para Pesquisa sobre Câncer, da Organização Mundial da Saúde.
18 de setembro às 10:53Ver no facebook



Está chegando a quinta edição do Congresso Brasileiro Todos Juntos Contra o Câncer - um movimento que congrega representantes de diferentes setores voltados ao cuidado do paciente com câncer, como: gestores de saúde, entidades médicas, hospitais, profissionais de saúde, pesquisadores, profissionais de imprensa, associações de pacientes e outros, comprometidos com a garantia do direito do paciente ao acesso universal e igualitário à saúde.
O evento acontecerá em São Paulo, entre os dias 25 e 27 de setembro e vai reunir mais de 3 mil pessoas, em 25 painéis de discussão. Para conferir a íntegra da programação - e se inscrever - acesse o site:
http://congresso.tjcc.com.br/
14 de setembro às 8:00Ver no facebook



Celebridades e promoção da saúde
A semana começou com uma triste notícia para os amantes do funk: a morte, no domingo, do cantor Mr. Catra por conta de um câncer no estômago.
Desde o ano passado, quando foi diagnosticado, o cantor concedeu algumas entrevistas em que falou sobre o câncer, levando informação sobre a doença a diferentes públicos:
"A colheita é conforme a plantação, não tem jeito. Não foi Deus que deu essa enfermidade, a culpa é minha. Foi álcool, noites de sono perdidas é o pior veneno de todos. Eu descansava, não dormia. Agora as coisas estão retomando os eixos. Do mesmo jeito que contraí esse câncer, Deus vai vir com a cura", disse, respondendo pergunta da apresentadora do programa Super Pop, da Rede TV, sobre os motivos que o levaram a desenvolver a doença.
Nesta boa e importante matéria, a Exame pega o gancho da morte do artista e aponta os principais fatores de risco do câncer de estômago - em uma semana de intensas pesquisas na internet sobre câncer e Mr. Catra.
12 de setembro às 20:00Ver no facebook



Quer saber mais sobre as pesquisas que envolvem a biologia do câncer no Rio de Janeiro? Então não perca a décima segunda edição do Simpósio de Oncobiologia da UFRJ, entre os dias 01 e 03 de outubro, no campus Fundão. Mais de 100 pesquisas, em diferentes áreas, estão inscritas no evento - que vai contar com palestras e apresentações de trabalhos em formato oral e pôster.
As inscrições para o público estão abertas, confira no link:
10 de setembro às 20:00Ver no facebook



No dia 22 e 23 de outubro, acontece o II Workshop on Inflammation, aqui no Rio de Janeiro. O evento contará com apresentações de pesquisadores do Programa de Oncobiologia da UFRJ como Robson Monteiro, Franklin Rumjanek, Mauro Solla-Pena, Thereza Christina Barja-Fidalgo e Martin Bonamino.
https://www.facebook.com/events/2208150466138505/
7 de setembro às 8:00Ver no facebook



Cerca de 80% dos casos de câncer de mama em mulheres jovens, com idades entre 20 e 35 anos, podem ser causados por mutações somáticas – alterações genéticas nas células da mama que não têm origem hereditária.
Essa é uma das constatações da pesquisa, realizada no Centro de Investigação Translacional em Oncologia do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo, que sequenciou geneticamente oito diferentes tipos de tumores de mama e analisou dados de outros 29 tipos.
5 de setembro às 20:00Ver no facebook



Está no Brasil o médico-indiano Siddhartha Mkherjee,
autor do famoso "O Imperador de Todos os Males – Uma Biografia do Câncer", livro que ganhou o Prêmio Pulitzer de não-ficção em 2011. A matéria do Zero Hora relata um pouco da palestra que fez esta semana, em Porto Alegre.
"— Cada caso de câncer é um caso individual. A diversidade de tipos de câncer em humanos é igual à diversidade de seres humanos. Não há uma única outra doença cuja diversidade espelhe a diversidade de pacientes que têm a doença. E esse é um dos maiores desafios da medicina — garantiu o oncologista.
5 de setembro às 20:00Ver no facebook



Ver mais no Facebook