Alô alô pacientes com câncer & familiares: no meio do mar de informações na internet sobre tratamentos contra o câncer e soluções milagrosas, ative a desconfiança! Aproveite o serviço do Ministério da Saúde que tem um número de whatsapp para tirar dúvidas dos cidadãos.
19 de julho às 8:00Ver no facebook



A revista Pesquisa Fapesp deste mês trouxe uma pesquisa que comparou um ensaio com o quimioterápico cisplatina em células de câncer de mama cultivadas em placas (ou seja, em 2dimensões) e com células cultivadas em 3D, que trazem mais informações aos pesquisadores.
A partir dos ensaios em 3D - que mostraram porque as células cancerígenas morriam tão pouco em contato com o quimioterápico - os cientistas propuseram combinar a cisplatina com uma outra substância - os inibidores de ATR - e conseguiram aumentar para 30% a taxa de morte das células de câncer.
A pesquisa é do Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo (ICB-USP), leia a matéria completa no site:
https://revistapesquisa.fapesp.br/2019/07/05/como-o-cancer-de-mama-resiste-a-quimioterapia/
17 de julho às 11:12Ver no facebook



Dica boa passando na sua timeline - aproveite ou compartilhe com pessoas interessadas. A disciplina de extensão "Vamos falar de câncer?" acontecerá no Rio de Janeiro, é gratuita e aberta ao público - e vai contar com palestras de pesquisadores integrantes do Programa de Oncobiologia da UFRJ. As inscrições vão até o fim de julho, aproveite! Além das aulas - que acontecerão todas as segundas-feiras - os participantes vão elaborar oficinas sobre câncer para crianças.
15 de julho às 8:00Ver no facebook



Alô alô estudantes de iniciação científica, mestrado, doutorado, pós-docs que fazem pesquisa básica em câncer. Estão abertas as inscrições para o Simpósio de Oncobiologia 2019 - que acontece em setembro, no Rio de Janeiro. Inscrevam seus trabalhos e participem!!!
A submissão de trabalhos vai até dia 08 de agosto, e serão aceitos resumos nas seguintes subáreas: bioinformática, biologia celular, biologia estrutural, biologia molecular, educação e divulgação científica, glicobiologia, metabolismo, proteômica e metabolômica, regulação gênica, sinalização celular, terapia celular ou terapia com fármacos e produtos naturais.
http://oncobiologia.bioqmed.ufrj.br/noticias_onconews_detalhes.asp?ID=958
12 de julho às 12:55Ver no facebook



A cena parece de filme: um mergulhador com uma bela concha nas mãos, que traz à tona, abre, e encontra o tesouro, uma pérola preciosa. Mas para cientistas da Universidade Federal do Rio de Janeiro e Universidade do Estado do Rio de Janeiro, o tesouro não está dentro, mas na própria concha. É que um projeto de pesquisa trabalha no desenvolvimento de um medicamento antimetastático desenvolvido a partir de uma substância encontrada nas vieiras, um molusco muito apreciado na culinária, e facilmente encontrado na costa brasileira. A substância tem ação comprovada em modelos de câncer de mama, melanoma e câncer de cólon.
Quer saber o resto desta história, contada pelo coordenador da pesquisa, Mauro Pavão? Então confira a matéria no site do Programa de Oncobiologia: http://oncobiologia.bioqmed.ufrj.br/noticias_onconews_detalhes.asp?ID=957
8 de julho às 12:56Ver no facebook



"Atualmente, o diagnóstico, o tratamento local e o tratamento sistêmico para o câncer de mama estão sendo aprimorados de forma rápida, em razão de um melhor conhecimento da história natural da doença e das características moleculares dos tumores. Nesse cenário, o planejamento de estratégias de controle do câncer de mama por meio da detecção precoce é fundamental. Quanto mais cedo um tumor invasivo é detectado e o tratamento é iniciado, maior a probabilidade de cura"
Acaba de ser lançada pelo Instituto Nacional de Câncer a publicação "A situação do câncer de mama no Brasil: Síntese de dados dos sistemas de informação", disponível para download gratuito. E apesar de ser o tipo de câncer que mais acomete as mulheres no Brasil (sem levar em consideração os cânceres de pele não melanoma), as pesquisas científicas e avanços tecnológicos tem melhorado o cenário do diagnóstico e tratamento.
A publicação do INCA "apresenta análises sobre dimensões da linha de cuidados do câncer de mama, a partir das bases de dados disponíveis nos sistemas de informação do país
e em pesquisas nacionais. Foram abordados aspectos relacionados à incidência e à morbimortalidade pela doença, aos fatores de risco e de proteção e à oferta de serviços e procedimentos voltados ao seu controle.
Acesse:
https://www.inca.gov.br/sites/ufu.sti.inca.local/files//media/document//a_situacao_ca_mama_brasil_2019.pdf
5 de julho às 8:00Ver no facebook



O Ministério da Saúde abriu o credenciamento para instituições interessadas em participar do Programa Nacional de Apoio à Atenção Oncológica (PRONON) e do Programa Nacional de Apoio à Atenção da Saúde da Pessoa com Deficiência (PRONAS/PCD). O PRONON investe recursos públicos em projetos que atuam no campo da pesquisa sobre o câncer, capacitação profissional e prestação médico-assistencial para pacientes do câncer.
Podem participar entidades de todo o Brasil, que sejam privadas, associativas ou fundacionais, sem fins lucrativos e desenvolvam ações voltadas para a oncologia e inclusão da pessoa com deficiência. O período de inscrição foi aberto no dia 1º de junho vai até o dia 31 de julho de 2019.
http://www.saude.gov.br/acoes-e-programas/pronon-pronas
3 de julho às 8:00Ver no facebook



Alô alô estudantes da graduação interessados em estudar o câncer: o A.C.Camargo Cancer Center tem edital aberto para seleção de 28 alunos de iniciação científica, em São Paulo.
Marque ou compartilhe com as amigas e amigos interessados!
1 de julho às 10:59Ver no facebook



Pesquisadores do Programa de Oncobiologia estarão presentes no evento Terapias Avançadas Células e Genes (TACG), em São Paulo, nos dias 30 e 31 de agosto. O encontro abordará temas como: Terapia gênica para hemoglobinopatias; terapia de complemento; Car-T Cell para onco-hematologia e tratamento de doenças infecciosas; Células NK; avanços em imunoterapia: inibidores de checkpoint e condicionamento não sólido; uso de seleção de células para transplante de medula óssea; e legislação e regulamentação.
Mais informações, valores e inscrição, no site: http://tacg.abhh.com.br/
28 de junho às 8:00Ver no facebook



Notícia boa vinda de São Paulo: vírus contra o câncer!
"Pesquisadores do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (Icesp) conseguiram manipular geneticamente um tipo de vírus que, uma vez injetado em camundongos com câncer de próstata, destruiu células tumorais. O vírus também deixou as células tumorais ainda mais sensíveis ao tratamento com quimioterapia, chegando a eliminar os tumores completamente.
Os resultados foram obtidos pela equipe de Bryan Eric Strauss, diretor do Laboratório de Vetores Virais no Centro de Investigação Translacional em Oncologia (CTO) do Icesp, e publicados na revista Gene Therapy, do grupo Nature."
26 de junho às 8:00Ver no facebook



Ver mais no Facebook