acubens museu virtual de cancer

Menu
Audiodescrição

Libras

Saiba mais
Quarto Mila - painel 1

Conhecimento sobre o HPV entre adolescentes durante a campanha de vacinação

Revista Adolescência e Saúde

Autores: Claudia Jurberg; Gabriel de Oliveira Cardoso Machado; Priscila Biancovilli; Fernanda Torres Lima; Marina Verjovsky

Resumo:

OBJETIVO: Esta pesquisa procurou averiguar o conhecimento sobre o vírus do papiloma humano (HPV) entre jovens de uma escola pública do Rio de Janeiro e que tenham recebido a primeira dose dessa vacina.


MÉTODOS: Foi realizado um estudo transversal descritivo que procurou investigar o conhecimento de jovens, de ambos os sexos, sobre o HPV. Os jovens selecionados deveriam ter tido contato com a campanha de vacinação contra o HPV, instituída pelo governo brasileiro em 2014. O estudo baseou-se na aplicação de um questionário dirigido a alunos do 9º ano do ensino fundamental, entre 10 e mais de 20 anos, de uma instituição pública de ensino do Rio de Janeiro, cujas adolescentes tinham recebido a primeira dose da vacina. As questões versavam sobre o que é o HPV, como se transmite e o que pode causar.


RESULTADOS: Foram validados 213 questionários, sendo que 88% dos respondentes tinham entre 10 e 14 anos e 54% eram do sexo masculino. Menos de 1% (0,4%) dos participantes soube correlacionar o HPV a um vírus; 68% desconheciam sua forma de transmissão e apenas 22% souberam apontar o câncer de colo de útero como uma das consequências da contaminação. Nenhum dos respondentes relatou os cânceres de pênis, laringe, faringe, pulmão e outros.


CONCLUSÃO: Embora o Brasil tenha inserido em seu Programa Nacional de Imunização a vacina quadrivalente contra o vírus HPV e empreendido campanha de esclarecimento da população, ainda é forte o desconhecimento da sociedade sobre o tema.

Para ler o artigo na íntegra, clique em http://www.adolescenciaesaude.com/detalhe_artigo.asp?id=532#

desenvolvido por corbata informatica