acubens museu virtual de cancer

Menu
Audiodescrição

Libras

Saiba mais
Banheiro - painel 4

Estudo relaciona má higiene bucal ao HPV

Gengivas inchadas, dentes faltando e outros sinais de má higiene oral são considerados porta de entrada para infecção do papiloma vírus humano (HPV), sexualmente transmissível e causadores de tumores na nuca, boca e garganta. Um estudo publicado ontem na revista “Cancer Prevention Research” é o primeiro a relacionar o HPV à higiene oral, mas especialistas alertam que ainda é cedo para afirmar que escovar os dentes e usar fio dental regularmente sejam fatores de prevenção da doença.

– A descoberta é uma associação modesta, ainda não sabemos se a pouca higiene oral pode levar à infecção por HPV e evoluir para o câncer, por exemplo – explicou a epidemiologista Aimée Kreimer, do Instituto Nacional de Câncer.

Esta constatação sugere uma outra desvantagem potencial para a higiene deficiente “por causa de uma possível associação entre pessoas pobres e a presença do papiloma vírus humano, que em si é identificado com várias doenças”, disse Sol Silverman, professor de medicina oral na Universidade da Califórnia, em São Francisco, e porta-voz da American Dental Association.

Pesquisadores do Centro de Saúde e Ciência da Universidade do Texas revisaram dados dos grupos de alto e baixo risco em infecção por HPV e saúde bucal: 3.439 adultos, com idades entre 30 e 69 anos, que fizeram parte da Pesquisa Nacional de Saúde e Nutrição 2009-2010 (NHANES). O estudo descobriu que homens, fumantes e com múltiplos parceiros de sexo oral têm mais probabilidade de infecção oral por HPV.

Depois de isolar o tabagismo e o número de parceiros de sexo oral, no entanto, o novo estudo descobriu que má saúde bucal foi um risco independente para a infecção oral por HPV: os riscos de ter infecção oral por HPV aumentam 55% entre os que relatam saúde bucal como pobre.

– Acreditamos que úlceras, inflamações da gengiva, feridas ou lesões são portas de entrada para o HPV – disse Christine Markham, coautora do estudo e professora associada da Universidade de Texas – Os cânceres orais causados pelo HPV são normalmente encontrados perto das amígdalas ou na base da língua, e é difícil ver como essas regiões poderiam ser diretamente afetadas pela inflamação periodontal.

– Três das quatro medidas utilizadas para avaliar a saúde bucal dos participantes, incluindo a presença de doença periodontal e dentes faltantes, foram relatadas no estudo.

http://cancer.org.br/estudo-relaciona-ma-higiene-bucal-ao-hpv/

desenvolvido por corbata informatica